Notícias CixSigma


Quinta-Feira, 11 de Junho de 2015
Plano de Combate às Moscas das frutas desenvolve ações em Petrolina
Foram instaladas 1052 armadilhas para monitoramento semanal da praga. São promovidos treinamentos e produtores de manga ganham agrotóxico.

Noticias

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) está realizando ações do Plano Estadual de Combate às Moscas das frutas, que visa redução dos níveis populacionais da praga em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Foram instaladas 1052 armadilhas para monitoramento semanal da praga nos perímetros irrigados do Projeto Bebedouro, Senador Nilo Coelho e Maria Tereza. São promovidas ainda treinamentos e os pequenos produtores de manga estão recebendo agrotóxico para combate da mosca.


De acordo com coordenadora da unidade vegetal da Adagro em Petrolina, Maria Lisiê Santana, estão sendo feitos os 'Dias de Campo' em Petrolina. “Fazemos um treinamento do produtor, informamos sobre o plano estadual de combate, plano cultural e para os produtores de manga explicamos como fazer aplicação do produto químico, a dosagem correta”.


Segundo Lisiê, o índice aceitável de infestação da mosca das frutas para exportação é de no máximo 1. “Armadilhas de monitoramento foram distribuídas, o que cobre uma área de 10 mil e 200 hetares. Todas as fruteiras são hospedeiras da mosca, mas a proliferação é maior nas culturas da manga, goiaba, uva e acerola”, destaca.


Para combater a praga na cultura da manga, a adagro está distribuindo um produto químico gratuito. “É uma isca tóxica que possui uma atratividade alimentar e que ao ingerir o produto, a mosca morre. O produto só é direcionado para a cultura de manga, porque não existe produto com registro para outras culturas”, explica santana.


A mosca das frutas deposita o ovo na casca do fruto, local onde desenvolve uma larva que se alimenta da polpa da fruta. Desta forma, é preciso reforçar o controle cultural. “Devem ser retirados os frutos que caem no chão, maduros, eles não podem ficar na área”, ressalta Santana. Para isso, semanalmente, a adagro faz a fiscalização de controle da mosca das frutas nas plantações da região.


Os produtores que não compareceram aos treinamentos podem se dirigir a Unidade Regional Petrolina que fica na Avenida das Nações, s/n, Petrolina. Na instituição, eles podem ter acesso ao agrotóxico no caso da cultura da manga e orientações. Outras informações podem ser obtidas através dos contato (87) 3866-6523.


 


Fonte: Globo.com








Todos os direitos reservados a CixSigma.